Início Destinos Nacionais 6 destinos no Brasil de serra e montanha para curtir o friozinho

6 destinos no Brasil de serra e montanha para curtir o friozinho

Veja destinos incríveis de serra e montanha no Brasil que ganham ainda mais beleza e encanto quando as temperaturas começam a cair.

Para quem ama o frio e não vê a hora do inverno chegar, esta é a melhor hora para começar a planejar as férias e escolher um destino especial no Brasil com serra e montanha para curtir o friozinho.

Apesar de o nosso País ser mais conhecido por paisagens paradisíacas de sol, praia e mar, o que não faltam por aqui são destinos incríveis que ganham ainda mais beleza e encanto quando as temperaturas começam a cair.

Por isso, separe o casaco, as luvas e o cachecol e escolha a seguir o seu próximo roteiro de serra e montanha para aproveitar o melhor que o inverno brasileiro tem a oferecer.

Curta: Nossa Página no Facebook

1 – Visconde de Mauá (Rio de Janeiro) é um dos destinos no Brasil de serra e montanha

Visconde de Mauá (Rio de Janeiro)é um dos destinos no Brasil de serra e montanha para curtir o friozinho
Fonte: Trilhas e Aventuras

No meio da Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, encontramos a bela e pacata cidade Visconde de Mauá, considerado um dos destinos de inverno de serra e montanha mais famosos do Brasil.

Fonte: Pousadas em Visconde de Mauá

Localizada a 1300 metros de altitude, a cidade oferece inúmeras opções gastronômicas à beira da lareira, das quais vale destacar os badalados fondues, trutas e pinhão (este último, estrela do Festival do Pinhão, que atrai chefs de cozinha de todo o Brasil para a cidade), além de abrigar famosas pousadas, que respiram aconchego e romance.

Entre as opções de passeio, estão as trilhas por entre as serras e montanhas e os passeios a cavalo, que dão um charme ainda mais especial ao inverno da cidade.

Fonte: Trilhas e Aventuras

Visconde de Mauá também é rodeada por belas cachoeiras.

Apesar das águas não estarem tão propícias para banho no frio, devido à temperatura, a paisagem, certamente, valerá o passeio.

Veja Também: As 4 melhores cidades para curtir o inverno no Brasil

2 – Monte Verde (Minas Gerais)

Fonte: Pousada Suiça Mineira

A charmosa arquitetura, em estilo alpino, e a densa floresta de araucária montam o cenário da romântica Monte Verde, destino incrível de serra e montanha, ideal para curtir o friozinho.

A 1300 metros de altitude, Monte Verde possui uma natureza esplendorosa que atrai amantes de esportes como escalada, trekking e cavalgada.

Para quem busca apenas curtir o melhor do inverno na cidade, opções não faltam.

As pousadas e hotéis-fazenda oferecem muito conforto aos hóspedes, assim como os restaurantes, que trazem para as melhores opções de cardápio da gastronomia mineira.

Fonte: Estalagem Wiesbaden

Os passeios de quadriciclo e jipe por trilhas ao longo da serra também são ótimos para aproveitar a paisagem e sentir o ventinho frio batendo no rosto.

Fazer compras no charmoso centro comercial de Monte Verde também é imperdível.

Não deixe de conferir os artesanatos locais e os chocolates de produção mineira, que são a grande atração da cidade.

Veja Também: Monte Verde: Um pedacinho da Suíça no Brasil

3 – Domingos Martins (Espírito Santo)

Fonte: Revista Vive Latinoamérica

É na serra do Espírito Santo que está localizada a cidade de Domingos Martins, um dos destinos de serra e montanha no Brasil mais procurados para aproveitar o inverno.

Fonte: Blog RDC Férias (pedra azul)

Reduto do ecoturismo e próximo à capital, Vitória, Domingos Martins tem como cartão postal a grande Rocha de 2 mil metros de altura, conhecida como Pedra Azul.

A cidade chama a atenção pela concentração de piscinas naturais e cachoeiras.

No inverno, quando as temperaturas ficam abaixo dos 12°, o clima de romance toma conta da cidade e das pousadas que recebem inúmeros casais em lua de mel.

Fonte: Mochila Brasil

Um dos principais passeios que podem ser feitos para aproveitar o friozinho na cidade é a viagem de trem pelas montanhas capixabas.

O percurso vai de Viana a Araguaia e tem parada em Domingos Martins.

Ao todo, são 46 quilômetros percorridos pela Serra do Mar, de onde é possível contemplar toda a natureza existente no local. O percurso é de cerca de 2 horas e meia.

Veja Também: 4 destinos românticos para o fim de semana

4 – Gramado (Rio Grande do Sul)

Fonte: Empresa – TURISMO EM GRAMADO NA SERRA GAÚCHA

Gramado talvez seja a cidade de inverno mais conhecida do País.

Localizada na Serra Gaúcha, a cidade é uma pequena Europa dentro do Brasil.

Fonte: Assim que rola (festival de cinema)

É no inverno, mais especificamente no mês de agosto, que a cidade recebe o disputado Festival de Cinema de Gramado, que reúne artistas e cinéfilos de todos os cantos do Brasil.

Fonte: Revista Fashion News

A região, por estar no sul do País, é tradicionalmente mais fria que outros destinos, o que atrai ainda mais os apaixonados por temperaturas baixas.

Fonte: AuE Paisagismo

Além disso, Gramado chama a atenção pela beleza de sua arquitetura europeia e pelas flores que enfeitam e colorem as ruas no inverno.

A boa gastronomia, os chocolates saborosíssimos, os vinhos e o inigualável café colonial são atrações à parte para quem escolhe a cidade como destino para aproveitar o frio.

Veja Também: 9 programas inesquecíveis para fazer em Gramado

5 – Campos do Jordão (São Paulo)

Fonte: BRASILIANO

Cidade montanhosa do interior de São Paulo, Campos do Jordão talvez seja uma das cidades mais charmosas e bonitas de todo o Estado Paulista.

Conhecida carinhosamente como a Suíça Brasileira, Campos atrai milhares de turistas durante o inverno ávidos por desfrutarem de algumas de suas atrações, que incluem restaurantes, bares, casas noturnas e compras.

Fonte: A Razão

A arquitetura em estilo suíço-holandês deixa o clima frio ainda mais especial.

A segunda cidade mais fria do Brasil, segundo o Instituto Nacional de meteorologia, com temperatura média de 8°C, oferece os melhores e as maiores variedades de foundues do Brasil, assim como deliciosos queijos e cervejas artesanais.

Lojas de artesanato competem com marcas de grifes internacionais nos centros comerciais da cidade, enquanto a cidade fria se aquece com as pessoas que vão ocupando, cada vez mais as ruas, bares e restaurantes.

Entre julho e agosto, a cidade recebe o Festival de Inverno de Campos do Jordão, com programações diárias de concertos de música clássica.

Fonte: CVC (vista do morro do elefante)

Já para quem prefere aproveitar a cidade, uma ótima opção de passeio é o Morro do Elefante e o Complexo Pedra do Baú, que proporciona uma vista inesquecível da região.

Veja Também: 9 passeios fantásticos em Campos do Jordão

6 – São Joaquim (Santa Catarina)

Fonte: Meridiano | Viagens e Turismo

Este destino é para quem, além do friozinho, também é apaixonado por invernos mais rigorosos.

Isso porque São Joaquim, em Santa Catarina, é uma das poucas cidades brasileiras que, além de registrar temperaturas negativas durante o inverno, ainda conta, em algumas oportunidades, com precipitações de neve!

Fonte: Guia do Turista

Os lagos congelados, assim como a vegetação coberta com cristais de gelo, viram atração turística na cidade, reunindo centenas de curiosos.

As vinícolas da cidade, a exemplo da Pedra Furada e a Serra do Rio do Rastro são excelentes opções de passeio nas montanhas.

Veja Também: 15 destinos subestimados de lua de mel que vão te conquistar

Sair da versão mobile