Início Europa Romênia Bucareste: O Que Fazer na Surpreendente Cidade Romena

Bucareste: O Que Fazer na Surpreendente Cidade Romena

Veja um guia completo!

Bucareste não é só a capital da Romênia mas, também sua maior cidade. Sendo assim, é o coração econômico e cultural do país do leste europeu.

Ela se localiza na famosa região da Valáquia, célebre pelo livro Drácula, de Bram Stoker e a, apenas 60 km do belo rio Danúbio, que separa o país da Bulgária.

A cidade apresenta uma grande densidade populacional, com 1.883.425 habitantes em um espaço de 228 km², posicionando-a como a sexta cidade mais populosa da União Europeia.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, como um todo é de 0,811, tido como muito alto. Quanto à segurança, por ser uma cidade grande e com grande volume populacional, é recomendável um pouco mais de atenção de quem a quer conhecer.

Veja aqui 8 lugares lindos na Romênia com paisagens de tirar o fôlego

Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia.
Famoso e maior edifício do mundo, o Palácio do Parlamento, iluminado pela luz do nascer do sol, no lugar mais bonito de Bucareste, Romênia.

O que saber antes de viajar para Bucareste?

Moeda: Apesar de fazer parte da União Europeia, a Romênia não adotou o Euro como a sua moeda oficial, mantendo o Leu Romeno, que tem um valor muito parecido com o nosso Real.

Idioma: O idioma pode parecer, a princípio, uma barreira para nós, brasileiros. Entretanto, segundo linguistas, o romeno é a língua mais fácil de aprender para quem fala português, por conta das origens comuns. Muitas palavras são iguais ou muito parecidas.

Visto: A boa notícia é que, por até 90 dias, o visto é dispensado, economizando tempo e dinheiro.

Vacina: Não é necessária nenhuma vacina especial para se adentrar no país.

Voltagem: Diferentemente do Brasil, que adota duas tensões (127 V e 220 V) e tensão de 60 Hz, a Romênia usa o padrão de 230 V e 50 Hz. Logo, são recomendados transformadores para usar seus aparelhos.

Também podem ser necessários adaptadores de tomada, pois o país todo utiliza o padrão europeu de dois pinos, um pouco mais antigo que o padrão mundial, com três.

Código do país: Se você quiser informar seus parentes e amigos do número do hotel, não se esqueça que o código do país é 40 e, o de Bucareste, é 21.

Veja aqui 5 fatos que aumentarão sua vontade de conhecer a Europa

Quando ir a Bucareste?

No verão, é alta temporada e a melhor época para se visitar Bucareste. Isso porque o inverno na planície romena tende a ser muito rigoroso, o que se reflete no baixo número de turistas nessa época. E, o verão é bem marcado, mesmo sendo bastante seco.

O clima nas estações intermediárias não tende a ser muito atrativo, mas, ainda assim, atrais algumas pessoas, que não se importam com as chuvas do outono e da primavera.

As temperaturas tendem a não variar muito durante as estações. No verão elas ficam entre 14º C e 29 º C. E, no inverno, oscilam entre -5º C e 4º C. Portanto, leve as roupas adequadas a estação escolhida e não se arrependerá!

Por ser uma cidade grande e diversa, o ideal é que se faça uma viagem um pouco maior. Não é possível aproveitar tanto em, apenas 1 ou 2 dias. E, muito provavelmente, você não vai conseguir ver tudo o que quer em uma viagem apenas. Por isso, muitos turistas sempre acabam voltando uma ou duas vezes a Bucareste.

Europa: Saiba economizar na Viagem ao velho Continente

Como chegar a Bucareste?

Vista aérea do Aeroporto Internacional Henri Coanda de Bucareste, Romênia. – Crédito de atribuição editorial: Agatha Kadar / Shutterstock.com

Por ser a capital nacional, É muito fácil chegar a Bucareste, através do Aeroporto Internacional Henri Coanda. De lá, é possível tomar um táxi ou ônibus para a cidade.

A cidade recebe companhias aéreas de todo o mundo. O tempo de viagem pode variar de companhia para companhia, dependendo da escala. A KLM tende a ter voos diretos e mais curtos.

Veja aqui dicas úteis na hora de viajar de avião

Onde ficar em Bucareste?

Booking.com

A cidade conta com, literalmente, centenas de hotéis. Desde redes internacionais, como Ibis e Hilton, até hostels e hotéis locais, como o NH Bucharest, que está entre os melhores avaliados.

Veja Também: 10 hotéis inusitados ao redor do mundo

Onde comer em Bucareste

Caru’ cu Bere – Restaurante na rua de Stavropoleos, cidade velha de Bucareste, Romênia. – Crédito de atribuição editorial: ELEPHOTOS / Shutterstock.com

Um restaurante que merece destaque é o Caru’ cu Bere, que fica na Strada Stravopoleos. O espaço interno é fantástico, lembrando um casarão antigo, com amplos salões. A cerveja produzida na casa é algo que todos devem experimentar.

Veja Também: 12 destinos turísticos da Europa que você precisa conhecer

Pontos Turísticos em Bucareste

As pessoas na rua Lipscani, uma das ruas mais movimentadas de Bucareste, Romênia – Crédito de atribuição editorial: Radu Bercan / Shutterstock.com

Bairro da Lipscani

Quando estiver em Bucareste, um dos lugares a se conhecer é o bairro da Lipscani. Ele é um retrato de todas as mudanças que a cidade passou nas últimas décadas.

Depois de 1980, o local foi renovado e, agora, é efervescente, com lojas e restaurantes requintados e bistrôs aconchegantes. Além de antiquários e pátios escondidos. Para preservar o bairro, carros são proibidos de transitar nas ruas, reservadas, exclusivamente, a pedestres.

+ 14 destinos baratos para conhecer na Europa

Palácio do Parlamento

Palácio do Parlamento, Bucareste, Romênia. É o maior e mais pesado edifício civil do mundo, com função administrativa.

No centro de Bucareste, encontramos o gigantesco Palácio do Parlamento. Com arquitetura baseada em construções soviéticas. Ele é, também, usado como centro de conferências e Museu Nacional de Arte Moderna.

Quando construído, ele teve de desocupar um bairro inteiro. Sua beleza é deslumbrante, toda trabalhada em mármore, ouro e cristais.

A razão de o Palácio do Parlamento ter tanto ouro é por conta da grande oferta do metal no país. Diferentemente do mármore, que teve de ser racionado em todo o país, fazendo com que muitas lápides, produzidas na época, fossem feitas de madeira.

Veja Também: 8 países para viajar sem visto nem passaporte

livraria Cărtureşti Carusel

Livraria Carturesti Carusel, localizada na cidade velha de Bucareste, Romênia. – Crédito de atribuição editorial: Takashi Images / Shutterstock.com

Outro ponto turístico é a livraria Cărtureşti Carusel, uma das mais bonitas do mundo. Para quem gosta de tirar fotos, ela é um cenário incrível.

+ Vale a pena contratar um seguro viagem internacional?

Atrações e tour em Bucareste

Transporte em Bucareste

Em razão da grande força política das empresas de táxi, não operam aplicativos de mobilidade urbana em Bucareste. Em contrapartida, a comutação tende a ser barata na cidade.

No centro transitam o metrô e ônibus expressos. Enquanto ônibus comuns e táxis cobrem, perfeitamente, as regiões mais periféricas da capital.

Ao optar por ônibus expressos, lembre-se que seu valor é bem mais elevado que o padrão. Logo, o metrô, geralmente, é a melhor opção.

Se você optar pelo transporte público, não se preocupe. Bondes, ônibus e trólebus têm seus sistemas integrados e só um tipo de passagem para ambos.

Caso prefira um transporte menos apertado, existem os micro-ônibus particulares e os táxis.

Para evitar que os taxistas te explorem, por você ser estrangeiro, é interessante pedir para que o hotel ou aeroporto, intermedeie a negociação.

Sair da versão mobile