Início Nordeste Bahia Caraíva – BA: As melhores praias e atrativos

Caraíva – BA: As melhores praias e atrativos

Caraíva é o local ideal para os turistas que desejam conhecer o íntimo da Bahia, tendo contato com a cultura local e praias, praticamente paradisíacas.

Caraíva, uma pequena vila na Bahia, se localiza a apenas 70 km de Porto Seguro. E, para acessá-la, é preciso pegar uma balsa e atravessar o rio Caraíva, por apenas alguns minutos.

Talvez, por este isolamento e certa dificuldade de acesso, o vilarejo ainda permanece sendo um destino extremamente rústico e relaxante, visto que preserva suas ruas de areia, além das casas pequenas e antigas.

Sem dúvidas alguma, Caraíva é o local ideal para os turistas que desejam conhecer o íntimo da Bahia, tendo contato com a cultura local e praias vazias.

Nesta vila, os turistas e moradores locais podem optar por se banharem no mar, rio ou mesmo em lagoas. Devido a esta pluralidade, são oferecidas diferentes atividades de lazer, como passeios no mangue, de caiaque e stand up, aulas de surfe, dentre outras.

Ainda, a culinária baiana possui forte presença e, por isto os restaurantes e bares a beira mar ou rio são agradabilíssimos. Para que você conheça Caraíva detalhadamente, abaixo iremos falar sobre os atrativos e praias desta pequena vila.

+ Atrativos em Porto Seguro: Os 22 melhores

1- Praia de Caraíva

Praia de Caraíva - BA

A Praia de Caraíva, possui maior extensão no litoral da vila, que lhe concede o nome, também é a mais popular da região.O mar, na maré baixa, possui um tom escuro, o que deve-se ao proximidade e vazante do Rio Caraíva.

Esta cor pode estranhar alguns turistas, mas não deve-se confundi-la com poluição, pois é um processo natural. Já durante a maré alta, a água volta ao seu tom azul original. A faixa de areia da Praia de Caraíva é larga e os turistas podem encontrar barracas e restaurantes, como o Bar da Praia.

Próximos a Praia de Caraíva estão o Rio Corumbau e a Reserva Indígena dos Pataxós. Caso queira fugir da área mais popular de Caraíva é recomendado que ande no sentido a estes destinos, onde a praia é mais tranquila e deserta.

Para hospedar-se na Praia de Caraíva, pode-se escolher a Pousada da Praia, um local charmoso e agradável, ideal para descanso.

+ As 12 praias mais bonitas de Porto Seguro para férias

2 – Praia da Barra

A Praia da Barra é onde se localiza o encontro entre o mar e o Rio Caraíva, sendo apenas uma ponta de areia. As vantagens desta praia são a proximidade com a vila e também as opções de se banhar tanto no mar quanto no rio.

Porém, é importante mencionar que, devido ao encontro com o rio, a água da Barra será mais escura, o que pode incomodar alguns visitantes. Mas, de acordo com a vazante, a cor torna-se mais clara. Entretanto, não é possível prever esta mudança.

Esta praia é extremamente simples, possuindo apenas algumas barracas na areia. Os turistas podem optar por se sentar nas cadeiras de madeira, localizadas em frente ao rio ou mar.

Caso queira se hospedar perto desta praia, pode-se optar por algumas pousadas ou hotéis. A Pousada Lagoa Caraíva, se encontra perto da união entre rio e mar e oferece aos seus clientes bangalôs.

Já a Pousada da Barra, as hospedagens estão distribuídas entre os bangalôs, na área de coqueiral, suítes no edifício principal e quartos na Casa Azul.

+ Como passar 8 dias perfeitos em Porto Seguro

3 – Rio Caraíva

O Rio Caraíva é a primeira atração que o turista irá ver quando se aproximar da vila, visto que é preciso atravessá-lo para acessá-la. O rio nasce em Itapela e deságua no Atlântico. Seu percurso possui cerca de 61 km. E, como o vilarejo de Caraíva é construído a beira do rio, o visitante sempre terá contato com ele, seja para banhar-se ou simplesmente admira-lo.

Na vila, pode-se optar por realizar passeios de barcos e caiaques pelo rio, para conhecer melhor a região e o manguezal. A faixa mais popular da orla do rio é a Prainha, que possui uma areia tão branca que impressiona os turistas.

+ Trancoso é um vilarejo perfeito para se desconectar do mundo

4 – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal

Foto: pt.wikipedia.org

O Parque Nacional, localizado em Porto Seguro, também se estende até Caraíva. Esta unidade de conservação abriga o Monte Pascoal, o primeiro pedaço de terra avistado pelos portugueses, quando estes chegaram ao Brasil.

Criada em 1961, esta área cobre uma diversidade extensa de ecossistemas, manguezais e praias pluviais, como do Rio Caraíva e Corumbau.

A entrada principal deste parque se localiza na BR 498 KM, passando pela Aldeia Pataxó Pé do Montel. Os indígenas guiam as expedições pela unidade de conservação, oferecendo aos visitantes a realização de:

  • Trilhas;
  • Banhos no mar ou rio;
  • Observação da fauna e flora local;
  • Passeios de barco;
  • Participação de atividades culturais;
  • Degustação da culinária indígena, dentre outras atividades.

Logo na entrada do parque, pode-se contemplar o Monte Pascoal.

+ Atrativos em Trancoso – BA: Os 15 melhores

5 – Centro Cultural Pataxó Porto do Boi

Como mencionado, perto da entrada do Parque Nacional Histórico, localiza-se a Aldeia Pataxó Pé do Montel. O Centro Cultural, localiza-se na subida para o rio e possui como objetivo mostrar aos visitantes a cultura indígena, por meio de danças, culinária, histórias e artesanatos.

Ademais, o centro proporciona aos turistas a participação em vivências, que ocorrem todos os dias de 9h às 14h.

+ As 8 melhores praias de Trancoso

6 – Aldeia de Barra Velha

A 6 km de Caraíva, no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, localiza-se a Aldeia de Barra Velha. Pode-se acessar a aldeia a pé, utilizando bugs ou mesmo cavalos. Porém, não é permitida a entrada de carros.

Os índios Pataxós oferecem aos visitantes artesanatos variados, como peças de decoração e artigos de beleza, passeios e vivências da cultura indígena. É importante mencionar que, as mais de 500 famílias que habitam na aldeia de Barra Velha, dependem do artesanato para sobreviverem e, por isso, é muito importante apoiar esta atividade.

+ Atrativos em Arraial d’Ajuda – BA: Os 19 melhores

7 – Forro Pé de Serra

“Forro Pé de Serra” é uma expressão que designa o forró tradicional, cujo os instrumentos principais utilizados são o acordeon, zabumba e triângulo. O forró pé de serra é extremamente comum e popular no vilarejo de Caraíva.

Tanto os turistas quanto os moradores nativos frequentam os locais que possuem espaço para a dança e ofertam a música, o que é uma ótima opção de lazer para as noites, visto que o vilarejo não possui tantos bares noturnos. O Forró do Ouriço, Forró do Pelé e Forró do Thaynã são famosos na região.

Sair da versão mobile