Outras pessoas estão vendo agora:

Guia turístico das Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias formam um maravilhoso um arquipélago espanhol...

6 razões para você ficar encantado por Israel: a terra sagrada

Israel é uma região de grande carga religiosa e...

8 Destinos no Brasil com Águas Cristalinas para Colocar na Lista de Desejos

Os fãs de mergulho, ou mesmo um banhista que...

Ica: conheça as linhas de Nazca e um oásis no Peru

O deserto de Nazca está na região de Ica, ao sul de Lima, capital do Peru. Abriga um grande sítio arqueológico onde se encontram diversas imagens desenhadas no solo: há figuras com aparência humana, em forma de vegetais, de animais e até figuras geométricas.

Veja Também: Norte do Peru: muito além de Machu Picchu

Seus traçados, que ocupam uma área de 500 quilômetros quadrados, têm, em média, profundidade de 30 centímetros e foram feitas, provavelmente, entre os séculos III e V d.C.

Há quem diga que as linhas de Nazca foram feitas por extraterrestres, mas a hipótese mais bem aceita é que os antigos povos que ali viviam fizeram os desenhos para que fossem vistos pelos deuses, ou seja, seriam mensagens para eles.

Veja Também: Guia turístico para você fazer a Trilha Inca no Peru

A conservação do local se dá, em grande parte, porque ali é um deserto, isto é, está ambientado em uma região de clima seco, onde não há chuvas (a média é de quinze minutos de chuva a cada ano). O site peruano Arqueología del Perú diz que “este lugar não é para os homens, ele é a morada de deuses”.

Veja Também: As melhores praias do Peru

Nazca no Peru e suas atrações turísticas

As linhas de Nazca foram descobertas por acaso em 1939, quando o arqueólogo estadunidense Paul Kosok sobrevoava o sul do Peru para estudar antigos sistemas de irrigação. Maria Reiche, matemática alemã, também contribuiu muito para a investigação acerca do local e devemos a ela muitos dos conhecimentos que temos hoje de lá.

Veja Também: Mochilando pelo Norte do Peru

Linhas de Nazca desenho do Astronauta
Linhas de Nazca: desenho do Astronauta. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves

A estrada Panamericana Sur corta a zona onde se encontram as linhas de Nazca. Esses desenhos não podem ser vistos do chão, por isso, para apreciá-los há um mirante no km 419 da estrada, mas o ideal mesmo é sobrevoar a região com um pequeno avião (que comporta cinco pessoas).

Veja Também: Peru: Cusco, Águas Calientes e Machu Picchu

Os voos saem do Aeroporto de Nazca (a 4 km da pequena cidade). Antes de embarcar, normalmente, o turista assiste a um vídeo contando sobre a história e os mistérios envolvendo as linhas de Nazca. O tour dura aproximadamente meia hora e recomenda-se não comer antes de voar, porque é muito comum passar mal no avião. O passeio custa mais ou menos 150 dólares.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Além das linhas de Nazca, a região tem outros encantos. Muito próximo dali (é possível ir logo depois do voo) há o Cemitério Chauchilla, que também está situado no deserto, onde é possível ver túmulos e múmias bem conservados. Pode-se descobrir um pouco da história desse povo, que antecedeu o inca nas terras peruanas. A entrada no cemitério é de 10 soles (mais ou menos R$ 9,50).

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Tumulo no Cemiterio Chauchilla em Nazca
Túmulo no Cemitério Chauchilla. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Saindo de Nazca, mas ainda em Ica, é possível conhecer um oásis em meio a dunas de areias brancas. Da cidade de Nazca é possível pegar um ônibus até a cidade de Ica (mais ou menos duas horas de viagem).

Veja Também: Seguro Viagem: 10 Dicas para você não errar na contratação

Nazca Ica Peru
Ica, Peru. Foto de Maria Helena Martins Cerdán.

Em Ica produz-se uva. E é por isso que ali é a região do pisco, um destilado de uva – com que se faz o pisco sour, a mais famosa bebida peruana.

Você pode incluir em sua passagem pela região uma visita a uma bodega para comprar pisco ou vinho. Os vinhos peruanos, por sua vez, são doces e bem saborosos.

Veja Também: Dicas para você planejar sua viagem

Mas, o melhor lugar de Ica, sem dúvida, é o Oásis de Huacachina, onde você pode admirar a bela paisagem à beira da lagoa, andar de pedalinho, fazer caminhadas, fazer o skibunda e tirar bonitas fotos.

O calor nessa região é intenso, principalmente entre os meses de dezembro e março, por isso, leve roupas leves, boné e óculos de sol, passe protetor solar e ande sempre com uma garrafa de água.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Um oásis no meio do deserto - Nazca - Ica - Peru
Um oásis no meio do deserto (Ica, Peru). Foto de Maria Helena Martins Cerdán.

De Lima a Nazca ou de Lima a Ica a viagem em ônibus pela empresa peruana Cruz del Sur dura e torno de 5 horas de viagem e, em fevereiro de 2015, a passagem mais cara estava custando 65 soles (ou 60 reais).

Leia também

8 estradas maravilhosas para você dirigir antes de morrer

Uma das melhores coisas para quem escolhe fazer longas...

12 lugares para uma escapada de fim de semana saindo de Belo Horizonte

Você sabia que tem muitas opções interessantes de passeios...

Melhores vinícolas no Chile: Rotas dos vinhos chilenos

Quem aprecia vinhos, degustações e quer conhecer mais sobre...

Como ir de Miami a Orlando

São várias as possibilidades para ir de Miami a Orlando. Conheça todas opções e descubra qual delas se encaixa no seu perfil de viagem.
Redação Bolsa de Viagemhttps://bolsadeviagem.com.br/
Dicas de viagem para você escolher os melhores destinos, melhores hotéis, melhores passeios, promoções de passagens aéreas e conhecer as praias mais bonitas

Ipatinga MG – Onde Fica, O que fazer, Dicas

Descubra tudo sobre Ipatinga MG: localização, principais atrações e dicas imperdíveis. Explore essa cidade encantadora em Minas Gerais!

10 Melhores Praias de Porto Seguro: Descubra o Paraíso no Litoral Brasileiro

Explore as melhores praias de Porto Seguro e desfrute de paisagens paradisíacas. Descubra areias douradas, águas cristalinas e momentos inesquecíveis. Saiba mais!

Ottawa: As 11 melhores coisas para fazer na capital do Canadá

Conhecida por ser referência em educação nas Américas, Ottawa reserva inúmeras surpresas para quem se disponibiliza a conhecê-la melhor.