Início Destinos Internacionais América do Sul Mochilando pelo Norte do Peru

Mochilando pelo Norte do Peru

Turismo pelo Peru não é apenas Machu Picchu. Realmente este lugar é lindo, mas o Peru é muito mais do que isso.

Ao pensamos no Peru logo passa por nossa cabeça Machu Picchu. Realmente este lugar é belíssimo, mas o país é muito mais do que isso. O Peru é um país de infinitas riquezas culturais e paisagens bonitas.

Geralmente, a primeira parada para os brasileiros que vão ao Peru é Lima, por onde chegam os voos de algumas das cidades do Brasil.

Veja Também: Supreenda-se com Perth: A Capital mais charmosa da Austrália

Para os mais aventureiros, há a possibilidade de chegar por ônibus: a empresa Ormeño tem um ônibus que sai da rodoviária do Tietê, em São Paulo, e segue até Lima. O trajeto total (de quase 6.000 quilômetros) custa por volta de R$ 600,00 e dura 5 dias. O ônibus passa por Cusco e Nazca.

Lima tem um clima desértico e não chove, apesar disso, é bastante florida.

Caminhando por Lima, Peru
Caminhando por Lima, Peru. – Foto de Maria Helena Martins Cerdán

Peru: Guia de Viagem

Para se locomover por Lima (e por todo o Peru) é fácil usar táxi, que é barato – apesar de os taxistas cobrarem mais caro dos turistas. Fique atento, pois não há taxímetro na maioria dos carros, então combina-se o preço na hora de embarcar.

Veja Também: Top 5 Lugares para Visitar na Colômbia

Lima, Peru. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves

Visite o Shopping Larcomar. Mesmo para aqueles que não gostam de compras, o lugar tem uma vista espetacular do oceano Pacífico e permite tirar fotos bem bonitas, sobretudo do pôr-do-sol.

A vista também é bonita em Barranco, que é um pouco mais afastado do centro, mas que vale a pena conhecer.

Veja Também: Disney: Guia de Viagem

Barranco. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves

Lima está no litoral, mas não tem praias boas para banho, pois a maior parte delas não tem areia, mas sim pequenas pedras.

Veja Também: Buenos Aires no verão: como é? O que fazer?

Praia em Lima, Peru. – Foto de Maria Helena Martins Cerdán.

Aqueles que vão atrás de cultura vão gostar de visitar o Museo Rafael Larco Herrera, com peças do mundo pré-colombiano.

Museu Rafael Larco Herrera – Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar.

A Huaca Pucclana, um sítio arqueológico no meio da cidade, é uma opção interessante para você descobrir mais sobre essa cultura antiga.

Veja Também: Portugal: Um Guia rápido para conhecer o país

Huaca Pucclana, Lima, Peru. – Foto de Maria Helena Martins Cerdán
Reprodução do cotidiano da Lima pré-colombiana, Huaca Pucclana. – Foto de José Cerdán Galves Júnior

À noite, não deixe de conhecer o Parque de las Aguas. Um lugar com muitas fontes de água, coloridas, musicais, que encantam a todos.

Parque de las Aguas, em Lima. – Fotos de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Geralmente, os turistas que vão ao Peru, vão para o sul rumo à Machu Picchu. A nossa opção aqui é ir ao norte, conhecer outros caminhos, igualmente interessantes. Por isso, de Lima vamos à Trujillo. O trajeto pode ser feito em avião (1 hora) ou ônibus (cerca de 9 horas de viagem). Algumas das melhores empresas de ônibus no Peru são: Linea, Ormeño e Ittsa.

Veja Também: Cancún: o pulmão da Riviera Maia

O avião é um meio mais cômodo e tranquilo; mas viajar pelas estradas do Peru é diferente para nós, brasileiros, pois passa pelo deserto, mostrando uma paisagem diferente aos nossos olhos.

Estrada Panamericana Norte (caminho de ônibus de Lima a Trujillo) – Fotos de Maria Helena Martins Cerdán

Trujillo, assim como Lima, está no litoral. A atração mais bonita da região é o Sítio Arqueológico Chan Chan, que está a cinco quilômetros do centro da cidade.

Chan Chan é uma cidade antiga feita totalmente de barro. Os arqueólogos ainda trabalham para restauração de boa parte do local, mas mesmo assim é possível ter uma ideia de como era a vida num período que antecede os incas.

Veja Também: Visitando Verona: a cidade de Romeu e Julieta

Reprodução do cotidiano no Museo Chan Chan
Foto tirada por Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar
Sítio Arqueológico Chan Chan. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Além do Chan Chan, você pode dar uma esticadinha até a praia. Huanchaco tem uma agradável orla para passear e se distrair. No local, às vezes tem campeonatos de surf.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Huanchaco. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Mais ao norte do Peru tem Cajamarca, região importante para a história peruana, local onde os espanhóis aprisionaram Atahualpa, o último imperador inca.

Cumbemayo, Peru. – Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar.

A viagem de Trujillo até ali dura aproximadamente 6 horas. Ali, pode-se disfrutar do Baños del Inca (local com piscinas com águas termais), ver o Cuarto del Resgate (construção datada da época da conquista espanhola, cujo quarto ficou repleto de ouro para pagamento do resgate do Inca capturado), caminhar até o Mirador Santa Apolonia e passear em Cumbemayo (um pouco mais distante da cidade).

Sair da versão mobile