Início Destinos Internacionais América do Sul San Pedro de Atacama: O deserto mais árido e seco do mundo

San Pedro de Atacama: O deserto mais árido e seco do mundo

Visite o Chile e conheça San Pedro de Atacama. Conheça o Termas de Puritama, Salar de Atacama, Valle de la Luna, Complejo Turistico Tatio Mallku e mais

San Pedro de Atacama está ao norte do Chile, a 1.670 km de distância da capital do país, Santiago.

De Calama, a cidade mais próxima que tem aeroporto, o turista deve pegar um ônibus que percorre 98 km para chegar até San Pedro de Atacama, onde encontrará uma pequena cidade, que apesar do clima seco, é bastante agradável.

Se preferir, o visitante pode também chegar até ali em ônibus (a viagem desde Santiago tem duração de 20 horas, e há ônibus saindo da Argentina, desde a cidade de Salta ou de Jujuy).

San Pedro de Atacama se encontra em um oásis no deserto de Atacama (deserto mais árido e seco do mundo), conta com céu limpo quase todo o ano (pode chover um pouco durante o verão) e é região de paisagens únicas.

Veja: Como Conseguir Voos Baratos De Última Hora

Conheça San Pedro de Atacama

A temperatura no verão (período que compreende do dia 21 de dezembro a 21 de março) chega a 27 ºC durante o dia e 16 ºC pela noite.

Já no inverno (de 21 de junho a 21 de setembro), a temperatura fica entre 22 ºC (durante o dia) e 4 ºC (à noite).

Os primeiros povos que habitaram a região desértica de San Pedro de Atacama chegaram a mais ou menos 11.000 anos atrás e foram chamados de atacameños.

Diz-se que esse grupo é a população que mais se desenvolveu no período pré-colombiano de todo o Chile.

San Pedro de Atacama é um destino bastante procurado por turistas de todo o mundo. Ali, pode-se visitar o Museo Arqueológico Le Paige e entrar em lojinhas de souvenires.

Também é possível entrar em agências turísticas e contratar excursões para conhecer as principais atrações dos arredores da cidade, uma mais interessante que a outra.

Veja: 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

Praça em San Pedro de Atacama (2007). Foto do acervo pessoal de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Dentre todas as atrações, a que mais vale a pena é a dos gêiseres, que são vistos ao adentrar-se ao Complejo Turistico Tatio Mallku, localizado na Cordilheira dos Andes, a 4.200 metros de altura.

O passeio deve ser feito pela manhã bem cedo, momento de maior atividade dos gêiseres.

A atividade dos gêiseres geralmente ocorre em regiões vulcânicas (caso dessa área chilena), onde o subsolo é bastante quente.

Nesses lugares, quando há um aumento de pressão, a água acumulada que se encontra no subsolo chega à superfície em forma de jato ou vapor.

Apesar do frio e da necessidade de ir bem agasalhado, para quem estiver interessado, é permitido levar trajes de banho, pois há a possibilidade de banhar-se nas piscinas naturais de águas quentes.

Veja: Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

Complejo Turistico Tatio Mallku, Chile (2007). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Outra excursão, que geralmente se faz no meio da tarde, é a visita ao Valle de la Luna (que se encontra na Cordillera de la Sal), onde o guia explica sobre o lugar e o turista caminha por entre as dunas e conhece uma parte da região denominada Valle de la Muerte.

O melhor momento do passeio é a vista magnífica do pôr-do-sol.

Veja: Smiles: Como acumular e trocar milhas

Valle de la Luna, Chile (2007). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Um outro passeio leva o turista às Termas de Puritama, que são piscinas naturais com águas termais localizadas em um lugar de extrema beleza.

E, apesar de ser administrada por um hotel, o ingresso de visitantes em geral é permitido mediante pagamento.

Perto de San Pedro de Atacama há também parques naturais que podem ser visitados. Pode-se conhecer, em uma única excursão, três lugares: iniciando pelo Salar de Atacama, que tem uma lagoa com 3.000 km². No salar está a Reserva Nacional Los Flamencos, onde os flamencos e outras aves deixam as fotos do lugar ainda mais encantadoras. Caminhando por lá o turista avista os vulcões Licancabur e Lascar. Estando ali também é possível conhecer a pequena cidade de Toconao.

Veja: Dicas para você planejar sua viagem

Salar de Atacama, Chile (2007). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Além disso, devido às características do céu em San Pedro de Atacama, o lugar é perfeito para observar os astros.

Ali, a agência Space oferece o maior equipamento astronômico turístico da América do Sul.

O passeio dura mais ou menos 3 horas, com preço que gira em torno de 35 dólares.

Sair da versão mobile