Início Sudeste Minas Gerais Poços de Caldas: Lugar de descanso, contato com a natureza e lazer

Poços de Caldas: Lugar de descanso, contato com a natureza e lazer

Ir a Minas Gerais é sempre prazeroso: lindas paisagens, pessoas simpáticas e uma comida deliciosa. Poços de Caldas não foge desse padrão, o lugar é realmente encantador.

A viagem a Poços de Caldas pode ser um passeio romântico ou um passeio em família, pois o local é bastante tranquilo, com atividades que agradam esses dois perfis de turismo.

Poços de Caldas está a aproximadamente 250 quilômetros da cidade de São Paulo e a mais ou menos 450 quilômetros de Belo Horizonte e da cidade do Rio de Janeiro.

Ela está localizada em uma região vulcânica (extinta há muito tempo!) e coberta de vegetação.

A temperatura de Poços de Caldas é amena, girando em torno de 15 ºC no inverno (entre abril e setembro) e 21ºC durante o verão (de outubro a março), período com maior intensidade de chuvas. As temperaturas registradas variam entre a mínima de – 6 ºC e a máxima 32 ºC.

Fontes e cachoeiras estão espalhadas por ali e essas águas são famosas por suas propriedades medicinais. Visite a Cachoeira Véu das Noivas, uma das mais famosas da região.

Conheça: Sabará: A Pedra Reluzente

Foto da Cachoeira Véu das Noivas em Poços de Caldas
Cachoeira Véu das Noivas

Além de apreciar a beleza do lugar, tirar muitas fotos e passar momentos agradáveis, perto à cachoeira há uma Feira de Artesanato Véu das Noivas (que funciona diariamente das 9h às 17h). No local é possível comprar várias lembranças de sua viagem.

Conheça: Diamantina: A terra dos diamantes

Interessante para visitar também são as fábricas de Cristais de Poços de Caldas, que são tradicionais na cidade. Nelas, o visitante pode observar o trabalho dos fabricantes e comprar seus produtos. As principais cristaleiras são Ca D’oro e São Marcos, ambas localizadas na Avenida João Pinheiro.

Nessa mesma avenida há produção artesanal de sabonetes, também famosa na cidade.

Um passeio de charrete pode levá-lo para conhecer essa avenida. O passeio, apesar de ser tradicional na cidade, não é tão interessante quanto pode parecer, pois o condutor faz somente paradas rápidas em um parque e em lojas diversas para o turista fazer compras: vidraçaria, malhas, sabonetes, queijos, vinhos e cachaças são os produtos que poderão ser comprados durante o passeio. As crianças costumam gostar.

Também em Minas Gerais: Mariana: Guia turístico

Passeio de charrete em Poços de Caldas. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2014).

No centro da cidade, há inúmeras praças tranquilas para conhecer, caminhar e deixar-se ficar.

A Praça dos Macacos e a Praça do Relógio são alguns exemplos, elas têm árvores e muitas flores, além disso, tem bancos para sentar-se e até coretos.

Na Praça Elisiário Junqueira, bem próximo às Thermas Antônio Carlos, tem o Calendário Floral que é feito com flores, plantas e pedras e marca a data atual. Vale a pena uma foto para registrar esse momento da viagem.

Veja Também: Lavras Novas: conheça e surpreenda-se

Calendário Floral, na Praça Elisiário Junqueira

Já no Parque José Affonso Junqueira, bem em frente ao Palace Casino, está a estação do teleférico, que o levará ao Parque da Serra de São Domingos. O percurso tem 1.500 metros e dura mais ou menos 15 minutos.

Conheça: Monte Verde: Um pedacinho da Suíça no Brasil

Teleférico, em Poços de Caldas. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2014).

Desde a Serra de São Domingos é possível visitar o Cristo e ter uma vista bem bonita de toda a cidade.

A chegada à Serra de São Domingos pode ser feita também através de uma trilha.

Viaje: Nos caminhos da Estrada Real

Cristo e mirante São Domingos (vistos do teleférico). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2014).

Poços de Caldas também tem alguns museus. O Instituto Moreira Salles, por exemplo, tem como principal foco promover programas culturais na cidade. Oferece uma exposição permanente sobre a cidade. Está localizado na Rua Teresópolis, 90.

Ainda em Minas: Ouro Preto: Seguindo a Estrada Real

Na hora de comer, o turista degustará com prazer as opções que Poços de Caldas apresenta. São mais de 1300 estabelecimentos, entre restaurantes, padarias, cafés e bares para oferecer o melhor da cozinha mineira (com seus deliciosos doces e quitutes, os queijos, o pão de queijo, as pimentas, a cachaça…), mas há também cozinhas de outras regiões.

Em algumas praças do centro há, inclusive, trailers vendendo lanches para todos os tamanhos e gostos e, à noite, costuma ter bastante movimento.

Há muitas opções de hospedagem na cidade, desde pousadas simples até resorts luxuosos.

Em 2003, o Sindicato dos hotéis, bares e restaurantes de Poços de Caldas calculou 6.463 leitos para turistas, espalhados em 53 hotéis.

Perto de Poços de Caldas há bons hotéis fazenda, com muitas atividades e gostosas refeições, ideal para quem quer descansar e não ter preocupações.

Mais: Seguindo a Estrada Real: Ouro Preto – Parte 2

Sair da versão mobile